Há alguns dias se apresentou em uma província de Córdoba- Argentina- a Agencia Córdoba Inovar e Empreender, uma sociedade mista, composta por entidades do âmbito público e privado que se propõem fomentar o desenvolvimento produtivo local, estimulando o empreendedorismo e a cultura inovadora.

A agencia surge do trabalho conjunto entre o Governo da Província de Córdoba e a Unidade de Vinculação Tecnológica de Cordoba- Uvitec. Suas incumbências estão centralizadas na "Promoção do financiamento e a execução de programas e projetos que tendam a incrementar os processos de inovação, de desenvolvimento territorial e de valor agregado para a produção em empresas, empreendimentos, atores e sistemas produtivos da Província de Córdoba, através da articulação e co-financiamento com os setores da sociedade civil sem fins lucrativos", mediante a administração de fundos disponibilizados pelo setor público e setor privado em partes iguais.

O diretório da Agência, encabeçado por Mario César Cúneo e Carlos Walter Robledo, como Presidente e Vice-presidente, respectivamente, se completa com nove diretores provenientes das diferentes áreas de interesse: Três do setor público, outros três do setor científico, dois do setor empresarial privado e um como representante do ecossistema empreendedor. Por parte da Uvitec, representando o setor privado, foi designado o Marcelo Olmedo.

"Uvitec participa do Diretório da Agência somando sua experiência de mais de oito anos promovendo a inovação no setor produtivo de Córdoba", afirma Joaquín Coniglio, Gerente da entidade empresária. E adiciona: "Esta iniciativa é o que faltava para completar um circuito que vem avançando com força na província e que envolve a academia, laboratório, a empresa, a sociedade civil e o governo, em uma relação virtuosa de mútua colaboração que, sem dúvidas, resultará no desenvolvimento econômico e social local".

Entre suas principais funções, o novo organismo se ocupará de colaborar no planejamento estratégico, coordenar e executar os planos articulando as distintas escalas territoriais, promover o crescimento de empreendimentos de alto impacto na geração de valor agregado e empregos qualificados, promover e financiar atividades de entidades da sociedade civil que tendem a vincular os setores científico-tecnológico/ bens e serviços/ empreendedor, fazer a gestão  de fundos de outros organismos nacionais ou internacionais, gerar mecanismos apropriados de comunicação e articulação entre todos os atores, assessorar e interagir com outras áreas do governo provincial coordenando ações, propiciar entornos de inovação aberta e promover a geração de Propriedade Intelectual.

A Clarke, Modet & Cº Argentina trabalha há mais de sete anos com a Uvitec, assessorando e organizando atividades conjuntas de captação em Propriedade Intelectual e Industrial destinadas ao empresariado da área, por isso, nesta nova etapa poderá utilizar todo seu conhecimento e experiência para fortalecer o empreendedorismo e inovação na região.


Clarke, Modet & Co - ARGENTINA

Buenos Aires
Lavalle 190, piso 3º, C1047AAD
Tel:+54 11 4312 0594 / 2326
Email: info@clarkemodet.com.ar