Há alguns dias foi apresentada na província de Córdoba - Argentina - a Agencia Córdoba Innovar y Emprender, uma sociedade mista composta por entidades públicas e privadas que se propõe fomentar a produtividade local, incentivando o empreendedorismo e a cultura inovadora.

A agência surge do trabalho conjunto entre o Governo da Província de Córdoba e a Unidade de Vinculação Tecnológica de Córdoba – Uvitec. ​A sua missão estará centrada "na promoção do financiamento e execução de programas e projectos que visem intensificar os processos de inovação, desenvolvimento territorial e valor acrescentado à produção nas empresas, empreendimentos, intervenientes e sistemas produtivos da Província de Córdoba, através da articulação e do co-financiamiento com o envolvimento dos sectores da sociedade civil", mediante a administração de fundos disponibilizados pelo sector público e o sector privado em partes iguais​​. O directório da Agência, encabeçado por Mario César Cúneo e Carlos Walter Robledo, como  Presidente e Vice-Presidente respectivamente, fica completo com nove directores provenientes das várias áreas de interesse: três do sector público, outros três do sector científico, dois do sector empresarial privado e um como representante do ecossistema empreendedor. Por parte da Uvitec, representando o sector privado, foi designado Marcelo Olmedo.

"​A Uvitec participa do Directório da Agência, aliando a sua experiência de mais de oito anos a promover a inovação no sector produtivo de Córdoba", afirma Joaquín Coniglio, gerente da entidade empresarial. E acrescenta: "Esta iniciativa é o elo que faltava para completar um circuito que tem vindo a progredir com pujança na província, e que envolve a academia, o laboratório, a empresa, a sociedade civil e o governo, numa relação virtuosa de mútua colaboração que, sem dúvida, redundará no desenvolvimento económico e social local".  ​

Entre as suas principais funções, o novo organismo ocupar-se-á de colaborar na planificação  estratégica, coordenar e executar os programas articulando as várias escalas territoriais, promover a instalação de empreendimentos de alto impacto na geração de valor acrescentado e emprego qualificado, promover e financiar actividades de entidades da sociedade civil tendentes a vincular os sectores científico-tecnológico/produtivo de bens e serviços/empreendedor, gerir as contribuições de fundos de outros organismos nacionais ou internacionais, gerar mecanismos apropriados de comunicação e articulação entre todos os actores, aconselhar e interagir com outras áreas do Governo Provincial coordenando acções partilhadas, favorecer ambientes de inovação aberta e promover a geração da propriedade intelectual. 

A Clarke, Modet & Cº Argentina trabalha desde há mais de sete anos com a Uvitec, acompanhando e organizando actividades conjuntas de capacitação em matéria de propriedade industrial e intelectual destinadas à comunidade empresarial da zona, pelo que nesta nova etapa poderá contribuir com todo o seu conhecimento e experiência para fortalecer o empreendedorismo e a inovação da região.


Clarke, Modet & Co - ARGENTINA

Buenos Aires
Lavalle 190, piso 3º, C1047AAD
Tel:+54 11 4312 0594 / 2326
Email: info@clarkemodet.com.ar


The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.