Com novas e variáveis legislações regulatórias em países por todo o mundo, manter-se em compliance com o envio de relatórios e evitar penalidades podem ser uma verdadeira dor de cabeça para empresas.

O Índice Global de Complexidade Corporativa (GBCI, em inglês) da TMF Group, um relatório que compara as principais demandas administrativas e de compliance em 76 jurisdições, classifica a Grécia no topo da complexidade para se fazer negócios. Com uma legislação complicada e em rápida mudança, observamos este país inesperadamente ultrapassando os suspeitos de sempre – EAU, China e Brasil, que estavam no topo das classificações.

O relatório GBCI ajuda a guiar qualquer um que queira investir e operar ao redor do mundo por meio de três áreas corporativas fundamentais e inextricavelmente ligadas: leis, regulações e penalidades; contabilidade e impostos; e RH (contratar, pagar e demitir funcionários). Todas críticas para operar e expandir negócios globalmente.

O conhecimento global e local é essencial para os negócios

Com novas e variáveis legislações passando a valer em muitas jurisdições, empresas precisam reportar mais informações, mais frequentemente. Desde 2018, leis de privacidade do GDPR e regulações de Ultimate Beneficial Owner (UBO) tiveram um impacto considerável em negócio internacionais em termos de tempo, pessoas e o investimento que as empresas tiveram que aplicar para se atualizar. Empresas em expansão global precisam operar nos níveis global e local para estar em compliance com todas as regulações e fortalecer a resiliência corporativa.

Aumento das aplicações de penalidades

Ainda que muitos desenvolvimentos legislativos dos últimos anos continuem a se desenvolver em 2019 e além, jurisdições implementaram os novos requerimentos de relatórios para transparência com grandes penalidades e multas para o não compliance. Até agora, à exceção de algumas histórias bem divulgadas na mídia, empresas não sentiram a intensidade completa de instituições que estão monitorando a aplicabilidade de legislações com as quais se deve estar em compliance. Isto agora está mudando. Nós vemos cada vez mais empresas tentando estar à frente destes desenvolvimentos para evitar riscos e danos de reputação. Com o aumento da complexidade e da aplicação de penalidades, é imperativo se manter em completo compliance.

A boa notícia é que, assim como a música "New York, New York", empresas que invistam tempo para entender os requerimentos regulatórios e de governança do ambiente onde operam, podem ter sucesso em qualquer lugar!

A transição tecnológica tem consequências

Com o aumento das obrigações acima, vem a implementação de novas tecnologias regulatórias, tanto reduzindo quando aumentando a complexidade de se fazer negócios. Países que estão passando por implementações tecnológicas são percebidos, por um curto espaço de tempo, como mais complexos que outros e terão um período de transição mais difícil, em última instância aumentando sua complexidade e classificação no Índice Global de Complexidade Corporativa. Uma vez que sejam completamente implementados, a velocidade ou facilidade de se fazer negócios deve aumentar exponencialmente. No entanto, nem todas as empresas terão tempo para gerenciar tal transição, optando por fazer parcerias com especialistas locais de corporate secretarial e governança que tenham um profundo conhecimento do novo ambiente regulatório. Até lá, continuaremos a testemunhar dificuldades operacionais que requerem uma atenção extra ao compliance legislativo e o aumento da governança.

Quanto mais cedo a complexidade é abraçada e entendida, com todos os comprometimentos que isso implica desde o investimento até funcionários capacitados, mais rápido as empresas podem prosperar – mesmo nos países mais complexos.

O GBCI oferece uma visão 360º da complexidade, da qual qualquer organização se beneficiaria, especialmente antes de decisões estratégicas sobre crescimento sustentável e expansão.

Faça o download da sua cópia grátis do Índice Global de Complexidade Corporativa aqui.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.