Empresas e assessores de F&As que participam em acordos de F&A ou carve-outs estão subestimando certos elementos do processo que podem ser prejudiciais para as transações e, em última instância, para o sucesso da nova empresa.

Em um acordo de F&A, incluindo o crescente segmento de carve-outs, ignorar partes chave do processo de planejamento e não ter um suporte local, podem aumentar o tempo e os custos para empresas. Antes de iniciar este tipo de transação, especialmente com uma abrangência global, há muitos passos que devem ser considerados, e escolher um parceiro de "preparação operacional" para auxiliar com o processo pode ser altamente benéfico para deixar a nova corporação pronta para operar.

Ainda que todas as transações de carve-outs, fusões e aquisições sejam diferentes, as empresas precisam prestar muita atenção aos passos relacionados tanto à fase anterior ao fechamento da transação quanto aos primeiros 90 dias depois deste. Múltiplos países e prazos curtos aumentam as complexidades, especialmente quando há pouco ou nenhum conhecimento dos requerimentos locais. Ter um checklist, como este abaixo, pode ajudar com o planejamento e o cumprimento de prazos que são requeridos para tornar a nova corporação operacional.

Checklist de prontidão operacional de F&A e carve-outs

  • Constituição da entidade legal
  • Diretoria local (um requerimento para o Conselho em muitos países)
  • Leis trabalhistas – obrigações de TUPE na Europa (veja abaixo) e requerimentos similares para benefícios
  • Licenças de negócios e registros fiscais
  • Abertura de conta bancária
  • Registros de folha de pagamento, e a provisão de serviços contínuos de folha de pagamento
  • Sistemas e estruturação de contabilidade
  • Processos de corporate secretarial necessários para o compliance local.

Desafios para as empresas

O maior problema que as empresas enfrentam durante o processo de carve-out ou de F&A é que elas subestimam o tempo requerido para completar esta lista.

Dependendo do país para o qual você está se mudando, há diferentes regulações estabelecidas para proteger os funcionários e que devem ser levadas em conta durante um carve-out ou uma fusão. Por exemplo, as regulações de Transferência de Empresas/Proteção de Empregabilidade (Transfer of Undertakings / Protection of Employment, ou "TUPE") demandam que os benefícios e outros termos de empregabilidade com uma empresa anterior devem ser transferidos para o novo funcionário. Não estar a par destes requerimentos e de como lidar com eles pode afetar a preparação operacional e seus prazos.

Um outro exemplo é a abertura de uma conta bancária. Isto pode parecer fácil na teoria, mas os requerimentos de Conheça seu Cliente (Know Your Client, ou KYC) podem aumentar o cronograma em semanas ou até meses. Não entender as particularidades que vêm com requerimentos de registros fiscais e de licenças de negócios em jurisdições específicas também podem causar atrasos, o que pode atrasar o fechamento da transação.

Depois do fechamento e quando a nova corporação é criada, ainda há muitos desafios que podem surgir. Se os sistemas de compliance de contabilidade e impostos ou de corporate secretarial não forem estruturados adequadamente desde o início, isso pode causar dores de cabeça e até mesmo levar a problemas de compliance com as autoridades locais, desde multas, penalidades e, em alguns casos, até mesmo implicações criminais. Benefícios para funcionários também podem ser complicados, uma vez que eles devem ser adequados ao país onde a nova empresa e seu quadro de funcionários estiverem localizados.

Advogados e outros assessores que apoiam estes tipos de transações são excelentes, mas frequentemente não têm o tempo ou a expertise necessários para lidar com estes passos tipicamente bastante orientados ao operacional. A TMF Group e nossos experts de Serviços Transacionais podem agregar valor ao sucesso destes engajamentos trabalhando lado a lado com outros assessores jurídicos e financeiros para lidar com a totalidade ou até mesmo apenas com certos aspectos do checklist, em apoio aos seus clientes.

TMF Group

A TMF Group é expert em entender e completar todos os passos que uma empresa precisa tomar antes e depois de uma transação de F&A ou de carve-out para garantir a prontidão operacional. Nós podemos estender as capacidades da sua empresa para apoiar tanto sua sede quanto localmente em suas filiais. Para garantir o sucesso e a relativa eficiência de um acordo global de carve-out ou de F&A, entre em contato conosco assim que o acordo for anunciado, a fim de que sua empresa ou clientes se beneficiem completamente da Assistência de Serviços Transacionais que a TMF Group oferece.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.