Nesta sexta-feira, 14 de julho, entrou em vigor a Lei nº 14.206/23, que trouxe importante alteração no Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15) no que tange a condição de título executivo extrajudicial de contratos eletrônicos.

Pelo art. 34 da Lei nº 14.206/23, que incluiu o parágrafo 4º no art. 784 do Código de Processo Civil, a legislação processual passou a conferir força executiva aos contratos eletrônicos celebrados através de provedor de assinatura digital, dispensando, nesse caso, a necessidade de assinaturas de testemunhas.

Confira como ficou o texto do art. 784, §4º do Código de Processo Civil: “Nos títulos executivos constituídos ou atestados por meio eletrônico, é admitida qualquer modalidade de assinatura eletrônica prevista em lei, dispensada a assinatura de testemunhas quando sua integridade for conferida por provedor de assinatura.”

Entendimento do STJ

Essa alteração reflete o entendimento que vinha sendo adotado pelo Superior Tribunal de Justiça e visa adequar a legislação pátria à nova realidade comercial, que cada vez mais se vale da tecnologia para celebração de negócios jurídicos de forma virtual.

Com efeito, a jurisprudência, sobretudo do Superior Tribunal de Justiça, já tinha posicionamento no sentido de que “A assinatura digital de contrato eletrônico tem a vocação de certificar, através de terceiro desinteressado (autoridade certificadora), que determinado usuário de certa assinatura a utilizara e, assim, está efetivamente a firmar o documento eletrônico e a garantir serem os mesmos os dados do documento assinado que estão a ser sigilosamente enviados”, conforme apontado pelo ministro Paulo e Tarso Sanseverino no REsp 1495920, julgado pela Terceira Turma do STJ em 07/06/2018.

Por fim, vale lembrar que as assinaturas eletrônicas, por meio de autoridades certificadoras, são amplamente utilizadas em diversos meios, inclusive no ambiente jurídico, como em processos eletrônicos judiciais.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.