No dia 3 de junho se participou do seminário denominado "Más Allá del papel", organizado pelo programa de doutorado em Biologia e Ecologia aplicada, da Universidade Católica do Norte e Universidade La Serena, da Região de Coquimbo, Chile e pelo escritório de transferência e licenciamento (OTL-UCN) da Universidade Católica do Norte, Chile.

O objetivo do seminário foi difundir as distintas opções que permitem um investigador transformar os resultados de um projeto científico em aplicações tecnológicas, inovações e novos negócios; apresentar as instancias presentes no Chile que permitem aos alunos de pós graduação e investigadores gerar empreendimentos a partir dos resultados obtidos em projetos de investigação aplicada e vincular a investigação com as necessidades do setor produtivo.

O seminário foi dirigido profissionais, estudantes de pós graduação, interessados na formulação e execução de projetos de ciência aplicada, tecnologia e inovação, assim como na criação de negócios nesta área.

O bate-papo denominado "O desafio de inovar e a importância de conhecer as diferentes ferramentas para proteger", consistiu em um breve resumo de o que é a Propriedade Intelectual, quais são seus setores e qual a sua importância para o desenvolvimento do país. Além disso, se definiu que o que é o Direito Autoral, o que é uma Marca, o que é uma Patente, como e onde se protegem esses direitos, além dos exemplos de modelos de utilidade, desenhos industriais, variedades vegetais, indicadores geográficos e denominações de origem e segredos empresariais.

Através de exemplos práticos e de casos reais de direito autoral, marcas e patentes, se expôs sobre a importância de conhecer e proteger estes direitos e qual pode ser a consequência de não faze-lo.

Logo se levantaram várias questões. A audiência levantou várias questões interessantes na fase de conversação que foram respondidas em seguida, na etapa de perguntas.


Clarke, Modet & Co - BRAZIL

Rio de Janeiro
Av. Marechal Câmara, 160, 12º andar (Ed. Le Bourget), RJ 20020-080
Tel: +(55-21) 3223-9500
Email: brj@clarkemodet.com.br


The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.