O edital de licitação para a construção do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) vai ser lançado nesta quinta-feira (29) pelo Governo Federal. A região de Capuaba, em Vila Velha, na Grande Vitória, foi a escolhida para receber a obra.

Após o lançamento, a fase seguinte será o leilão da obra na Bolsa de Valores de São Paulo em março de 2019.

A Codesa informou que serão investidos cerca de R$ 120 milhões na construção pela empresa ganhadora da concorrência pública.

"É mais um importante passo para dar fim às constantes crises de abastecimento de combustíveis no Espírito Santo. Uma vitória", destacou o presidente do órgão, Luis Claudio Montenegro.

O terminal vai movimentar produtos como diesel, gasolina, álcool e biodiesel, que serão drenados de navios do novo Cais de Atalaia, que está em fase de construção, seguindo por dutos até o local de armazenamento, que tem capacidade para receber 60 mil litros. A conclusão e início das operações estão previstas para 2020.

Geração de empregos

A expectativa da Codesa é que sejam gerados 450 empregos diretos e indiretos durante a implantação, e 300 diretos e indiretos no início das operações.

O terminal para o armazenamento de combustíveis ocupará uma área de 75 mil m².

O terminal vai atender ao mercado de combustíveis regional. Atualmente, a grande maioria das descargas de navios com combustíveis vem ocorrendo através de porto privado, portanto, fora da gestão da Codesa.

"O mercado de combustíveis pedia há anos uma obra desse porte, e estamos tirando do papel o projeto para concretizá-lo", enfatizou Walter Arruda, diretor do Porto de Vitória.

Fonte: G1

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.