Quatro empresas multinacionais que atuam no comércio global de produtos agrícolas se associaram com o propósito de pesquisar meios de padronizar e digitalizar as transações de transporte marítimo de suas cargas, em benefício de toda a indústria e favorecendo o acesso global.

Inicialmente as empresas buscarão o desenvolvimento de tecnologias para automatizar os processos pós-venda da comercialização de grãos e sementes oleaginosas, que requerem muitas etapas documentais, sendo por isso muito custoso. As empresas pretendem fazer uso de tecnologia block-chain e inteligência artificial, esperando com isso reduzir os tempos de processamento da documentação e de espera e também criando mais transparência e visibilidade de todo o processo.

No longo prazo as empresas esperam ter um sistema que ofereça confiabilidade, eficiência e transparência, com a utilização de processos digitais em substituição dos processos manuais e documentais, vinculados a contratos, faturas e pagamentos.

Tal sistema oferecerá os seguintes benefícios: qualidade e confiabilidade da documentação, criando agilidade nas transações com os clientes; visibilidade de todos os movimentos da cadeia logística, favorecendo assim a redução de custos com transporte marítimo, armazenagem e tempo de espera; padronização de dados, criando assim eficiência comercial; compatibilidade com outros sistemas eletrônicos, favorecendo os processos dos usuários.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.