Os armadores Hamburg Süd e China Navigation Company (CNCo) anunciaram ontem acordo para a chinesa comprar a divisão de transporte a granel do grupo alemão. O negócio é periférico na Hamburg Süd, cuja principal atividade é transporte de contêineres.

O transporte a granel da Hamburg Süd opera a partir de Hamburgo (Alemanha), Londres (Inglaterra), Melbourne (Austrália) e Rio de Janeiro. A divisão atua com frota fretada de aproximadamente 45 navios de tamanhos diversos. O preço da transação não foi revelado.

A princípio, o reflexo dessa venda no atendimento ao Brasil será nenhum. Pois a intenção da CNCo, que sempre atuou com foco no mercado asiático, é ampliar a presença em regiões onde não estava.

O negócio, que deverá ser concluído até o fim do ano após aprovação de órgãos regulatórios, marca a saída da Hamburg Süd do mercado de transporte a granel e está em linha com a estratégia do armador de se concentrar no contêiner.

O grupo Hamburg Süd foi comprado pela dinamarquesa Maersk, o maior armador de contêineres do mundo, em uma transação anunciada em 2016 e concluída em 2017. O negócio de transporte a granel foi junto no pacote, mas a Maersk quer concentrar esforços na principal atividade da companhia. A Hamburg Süd – cuja marca foi mantida pela Maersk dada a identificação cultural com o Brasil – era líder nos tráfegos marítimos que envolvem o país, posto agora ocupado pela dinamarquesa.

O transporte a granel, cujas cargas vão soltas no porão dos navios, envolve produtos como matérias-primas agrícolas, minério e aço. Diferentemente do transporte de contêineres, em que os navios fazem paradas regulares em vários portos de um mesmo país havendo carga ou não, no transporte a granel a lógica é inversa. Cabe ao cliente procurar o navio para transportar a sua carga de um porto a outro.

“Com esse passo, a Hamburg Süd está se concentrando como planejado em suas duas marcas de contêineres, Hamburg Süd e Aliança”, informou em comunicado o principal executivo da Hamburg Süd, Arnt Vespermann.

Segundo ele, “como parte da Maersk, trata-se de um ‘passo lógico'”. A CNCo é uma empresa já estabelecida no transporte a granel que está crescendo no segmento. Com sede em Cingapura, pertence à multinacional Swire, grupo com atuação diversificada em áreas que abrangem navegação, aviação e desenvolvimento de áreas comerciais multiuso, entre outras.

“A CNCo está entusiasmada por ter assinado com sucesso essa aquisição”, disse o diretor administrativo da empresa, James Woodrow. “Existem algumas sinergias muito naturais entre os negócios e estamos muito satisfeitos em adquirir uma equipe e negócios tão experientes e de alta qualidade que complementam nossa própria frota e ajudam a desenvolver nossa expansão.”

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.