Se você perdeu seu trabalho devido à pandemia global ou está buscando uma oportunidade melhor, não fique desanimado - esteja preparado, escreve Dalila Magro, Senior Talent Acquisition Specialist.

A COVID-19 mudou nossas vidas de muitas maneiras. A pandemia causou a aceleração da digitalização do local de trabalho e da modalidade remota – um conceito que trazia ceticismo de alguns times de gestão – e agora é amplamente aceito.

Apesar da desaceleração da economia global, o recrutamento continua. Se você perdeu seu emprego durante esta emergência de saúde ou está buscando um cargo melhor, não desista. As oportunidades existem. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a encontra-las.

1. Melhore seu perfil e rede do LinkedIn

Atualize completamente seu CV e insira-o em listagens de vagas, mas não se esqueça de que recrutadores amam pesquisar e encontrar candidatos nas mídias sociais. Se você ainda não tem um perfil do LinkedIn, este deve ser o primeiro passo. O LinkedIn é o lugar para se estar!

O blog de negócios do LinkedIn compartilha alguns ótimos conselhos sobre como criar um perfil único e efetivo, que demonstre todas as suas habilidades e conquistar e ofereça uma visão geral completa sobre quem VOCÊ é, juntamente com seu histórico de trabalho e educação.

Enquanto estiver polindo seu perfil do LinkedIn, gaste algum tempo usando a função de pesquisa e componha algumas mensagens de introdução curtas para enviar a novas conexões profissionais. Esta é a melhor maneira de expandir sua rede e ser mais visível a pessoas relevantes em RH e posições chave de gestão nas empresas para as quais você quer trabalhar.

2. Atualize suas habilidades

A pandemia trouxe um estresse adicional e responsabilidades de cuidador para muitas pessoas. Mas se você tem o luxo de um tempo extra disponível para fazer pães ou bolos, pense em participar de alguns cursos relacionados à sua carreira.

Plataformas que incluem o LinkedIn Learning, Coursera e Udemy oferecem treinamentos online que podem ajudar a melhorar seu perfil profissional e prepará-lo para o próximo desafio.

3. Esteja preparado para uma entrevista virtual

A pandemia global e o isolamento moveram entrevistas face a face para plataformas online como Skype, Zoom e Microsoft Teams. Pode parecer ser mais casual estar em uma chamada de vídeo em sua sala de estar com uma criança ou gato brincando perto de você, mas lembre-se de que uma entrevista virtual ainda é uma entrevista de trabalho de verdade!

Faça uma pesquisa e siga os mesmos conselhos que os recrutadores dariam para qualquer entrevista realizada pessoalmente:

  • Aprenda sobre a empresa, seus valores, história e missão: isso demonstrará ao entrevistador que você está genuinamente interessado.
  • Analise a descrição da função e liste suas habilidades e expertise em relação aos requerimentos: na entrevista, garanta que você possa demonstrar como e porque você é o melhor candidato para a vaga.
  • Esqueça os pijamas e chinelos (a não ser que você possa deixá-los fora do frame do vídeo) e vista algo profissional da mesma maneira que você faria para uma entrevista face a face. Vestir-se bem mesmo quando se está em casa também ajuda você a estar com a mente preparada para uma entrevista de emprego.

4. Seja paciente

Estamos em um momento bastante incomum para empresas em todo o mundo. Ainda que muitas estejam contratando, os processos de recrutamento estão demorando mais que o normal. Tente não se sentir frustrado e mantenha-se em contato contínuo com seu recrutador para obter atualizações.

5. Entenda o mercado de trabalho

Setores como o de turismo, hospitaleiro e de varejo foram grandemente impactados pela COVID-19 e estão focados em apoiar seus funcionários existentes. No entanto, e-commerce, logística e serviços financeiros estão entre os setores que estão indo bem.

A TMF Group tem um forte quadro de 7.800 funcionários que continua a prestar serviços terceirizados essenciais para empresas, tais como contabilidade e impostos, RH, folha de pagamento e secretariado corporativo remotamente.

Vá até nossa página de carreiras para explorar nossas oportunidades atuais e se candidatar.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.