Empresas baseadas nos EUA que estejam buscando pessoas estrangeiras para trabalhar no país devem entender os difíceis processos de vistos.

Ainda que haja complexidades para se trazer talentos estrangeiros para o EUA, ainda há muitas opções para construir sua força de trabalho com funcionários qualificados, especialmente quando se busca transferir colaboradores atuais de outros países.

Antes de contratar funcionários estrangeiros nos EUA, as empresas devem considerar muitas coisas, como o comprometimento de custos e tempo, documentações, procedimentos e tipos de vistas.

Custo e tempo

Ainda que as taxas cobradas por agências governamentais dos EUA podem não ser excessivamente altas, há outros custos a se considerar que podem se somar rapidamente. A quantidade de tempo, além dos pagamentos a profissionais pela documentação correta, arquivamentos e transações podem custar à sua empresa. Para contratar um funcionário estrangeiro, empresas americanas devem subsidiar o visto, o que na maioria das vezes requer que elas não só provem sua capacidade financeira, como invistam em suas operações atuais. Também há um risco de negação, que vem com a solicitação de qualquer tipo de visto; ter que gastar tempo e dinheiro com uma solicitação que não seja aprovada, fazendo com que você tenha que começar de novo não só pode ser inconveniente como também pode resultar em custos não planejados. O processo para trazer um funcionário aos EUA leva desde semanas até meses dependendo das circunstâncias. 

Documentação

Juntar a informação correta para submeter a aplicação para o visto pode ser desafiador. Tudo deve ser explicado em detalhes como o que a empresa faz, os registros financeiros da empresa, quantos funcionários ela tem, qual cargo o funcionário estrangeiro teria e porque esta pessoa se qualificaria para um visto, entre outras coisas. Este processo tende a levar a um requerimento de evidências adicionais e se a informação ainda não atender aos requisitos para aprovação, uma notificação de decisão será enviada negando o visto. Toda a documentação também deve ser traduzida para o inglês. Isto inclui currículos dos funcionários, descrições da empresa e documentos corporativos, etc. Estes pacotes, quando submetidos, podem conter mais de 300 páginas de documentação.

Tipos de vistos

Há quatro grandes categorias (L, E, H e P) de vistos de trabalho que podem ser concedidos a estrangeiros que estejam buscando empregos temporários nos EUA. Eles são divididos em subcategorias por diferentes tipos de trabalhos. 

Vistos L

O visto L1-A é para trabalhadores estrangeiros buscando se transferir para uma empresa americana nova ou existente. O colaborador deve estar em um nível administrativo ou executivo e deve ter seu cargo há 1 ano. A empresa deve provar que investirá nos EUA demonstrando que têm um escritório lá e que têm fundos para crescer suas operações nos EUA. O visto é válido por três anos e é renovável por dois anos de cada vez por sete anos.

Vistos L1-B também são para empresas existentes ou novas nos EUA, mas estes trabalhadores são profissionais com conhecimento da indústria, técnicas produtos ou processos necessários para as operações da empresa. Estes funcionários também precisam ter estado em seus cargos na empresa estrangeira por pelo menos 1 ano. Vistos L1-B são válidos por três anos e são renováveis por dois anos de cada vez por cinco anos.

Vistos E

Vistos E1 são para comerciantes e, ainda que sejam normalmente utilizados para o Treaty Trader, ele pode ser utilizado para transferir certos funcionários para os EUA, a fim de executar a atividade relacionada. Eles são válidos por dois anos e não têm limites de renovação.

Vistos E2 são para investidores que estejam pensando em fazer investimentos substanciosos nos EUA e que possam transferir um funcionário qualificado para desenvolver e direcionar o empreendimento de investimento. Eles são válidos por dois anos e não têm limites de renovação.

Ambos requerem um tratado entre os EUA e o país do funcionário/empregador.

Vistos H

Vistos H1-B são para trabalhadores estrangeiros temporários qualificados, educados que sejam empregados em profissões especializadas tais como Ti, finanças, contabilidade, arquitetura, engenharia, matemática, ciência, medicina, etc.

Vistos H2-A são para trabalhadores agrícolas estrangeiros estacionais. As empresas devem testar o mercado de trabalho antes para garantir que há uma falta de trabalhadores americanos domésticos antes de buscar no exterior.

Vistos H2-B é para trabalhadores temporários de áreas não agrícolas que vão aos EUA a trabalho, tais como motoristas de caminhão, montanhas de esqui, hotéis, resorts de praia ou parques de diversão. Aqui também é necessário testar o mercado para garantir que não há cidadãos americanos suficientes para preencher as posições.

Todos estes vistos são concedidos no dia 1 de abril via sorteio.

Vistos P

Vistos P são utilizados em sua maior parte para artistas e atletas esportivos que estejam indo aos EUA para compromissos temporários.

Cidadania

Conseguir um visto de trabalho nos EUA não significa que seu funcionário poderá eventualmente se tornar um cidadão americano. Na verdade, há alguns vistos que explicitamente citam que você não pode ter intenção de residir permanentemente nos EUA e deve demonstrar que sua estadia é temporária. O processo para se tornar cidadão deve requerer inicialmente um ajuste no status para conseguir um green card por meio de um longo processo com qualificações e muita documentação. Dependendo da nacionalidade do trabalhador estrangeiro, podem haver anos de demora no processo e ajuste de status, nos quais o indivíduo deve esperar que o visto seja disponibilizado.

Podemos ajudar

A TMF EUA pode ajudar sua empresa a conseguir vistos L1 para funcionários internacionais qualificados, gerenciando todo o processo. Podemos organizar a documentação necessária para solicitar vistos e tornar o processo o mais perfeito possível para que você possa focar em suas operações do dia-a-dia. Nossos experts também podem incorporar sua nova entidade se você estiver abrindo um novo escritório nos EUA. Como experts em auxiliar empresas com todas as suas necessidades de incorporações, RH e folha de pagamento para qualquer tipo de funcionário, podemos lidar com todos os aspectos destes processos. Entre em contato conosco

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.