As Nações Unidas, juntamente com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) emitiram a Pesquisa Econômica da América Latina e do Caribe 2018.

O relatório mostrou que as economias na América Latina e no Caribe crescerão em média 1,5% este ano por causa do consumo privado e do aumento em investimentos.

É esperado que a economia global cresça cerca de 3,3%, mas as incertezas sobre as dinâmicas de crescimento no futuro aumentaram. Houve muita mudança nos países da América Latina para ajudar a desenvolver suas economias. Em dez países, houve mudanças em líderes ou presidentes, o que resultou em alterações dramáticas.

Chile

Em 2017, o Chile elegeu um novo presidente e construiu uma nova economia para o país. Este ano, há mais planos para fazer crescer o Chile e para receber novos investidores.
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), está muito otimista para este ano. O fluxo de investimentos estrangeiros diretos deve crescer com os projetos anteriormente anunciados no setor de energia renovável e devido ao cenário positivo nas tendências de preço de cobre desde 2017.

Equador

Com uma nova liderança no Equador e mudanças na legislação fiscal, espera-se que o país cresça rápido. Há um nível de confiança no novo governo, o que deve ajudar no crescimento.

Argentina

Houveram problemas com a inflação na Argentina e uma desvalorização dos Pesos Argentinos. Isso forçou empresas a buscarem novas estratégias para cortar gastos internamente e para implementar boas práticas.

Colômbia

A economia na Colômbia está crescendo não só com novas empresas nacionais e internacionais, mas com empresas dentro da América Latina. Há muitos incentivos que estão ajudando a trazer negócios para o país e, em última instância, crescer a economia.

Alguns desses incentivos são:

  • Treze novos acordos de livre comércio;
  • Novas possibilidades de investimentos em indústrias, tais como serviços de tecnologia da informação, mecânica de metais, agronegócio, turismo, indústria farmacêutica e fundos de investimento,
  • Um dos regimes de zona de livre comércio mais competitivos da região.

México

Um novo presidente no México afetou positivamente a situação econômica e ajudou a posicionar o país como número dois no mercado da América Latina. Já existem grandes incentivos para novos negócios, assim como um bom relacionamento com exportações para os EUA.

Brasil

O status do Brasil é diferente do de outros países da América Latina devido à corrupção política. A esperança é que seja escolhido um novo presidente que seja bom para a economia do Brasil, atraindo mais investimentos para o país.

Benefícios do investimento na América Latina

Os países da América Latina sabem que devem oferecer incentivos para que empresas entrem em seus territórios. Os investidores estão procurando aplicações de baixo risco com resultados melhores. Os benefícios podem ser incentivos fiscais ou trabalhistas. Por exemplo, na Argentina e no Brasil, há localidades onde empresas podem pagar menos impostos. No Uruguai, há zonas de livre comércio que dão benefícios fiscais. O Paraguai tem benefícios que podem cortar gastos de energia que podem ajudar empresas em certas indústrias a economizar dinheiro.

Muitos países na LATAM investiram pesado em educação para criar uma força de trabalho profissional habilitada. Eles focaram na implementação de novas indústrias que ajudarão a atrair novas empresas de todo o mundo.

TMF Group

A TMF Group tem escritórios no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Equador, Chile e em mais de 80 países em todo o mundo. Os experts locais em cada país têm o conhecimento necessário para ajudar a apoiar empresas que queiram abrir novas filiais, estar em compliance com todas as regulações locais e entender o mundo de negócios globais. Nossos profissionais têm uma vasta experiência e contatos locais para ajudar você a maximizar novas oportunidades de negócios.

Entre em contato para mais informações.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.