A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão regulador de seguros, anunciou que criará nos próximos meses um sandbox regulatório, ou seja, um espaço supervisionado que permitirá o teste de produtos e modelos de negócios com caráter inovador, visando o desenvolvimento de uma regulamentação apropriada. As empresas que se habilitarem não precisarão observar, inicialmente, todos os requerimentos da regulação vigente.

O objetivo é possibilitar o experimento de novos produtos e/ou novas tecnologias oferecidos por empresas que poderão obter (via edital) autorização temporária para operar em seguros e, ao final de um determinado prazo, obter autorização definitiva para operar no mercado de seguros, ou mesmo ser adquiridas por uma seguradora já devidamente autorizada a operar. Entre os requisitos para a obtenção da autorização temporária estaria a comprovação de que há uma nova tecnologia e que essa nova tecnologia trará benefícios aos consumidores.

Ainda há pouca informação e muitos questionamentos acerca do modelo que será adotado efetivamente pela SUSEP, mas é importante que as empresas que possuam tecnologia para fomentar a indústria de seguros fiquem atentas a essa oportunidade que estamos acompanhando de perto.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.