No último dia 29, a Agência Nacional de Transportes Terrestres ("ANTT") publicou o relatório final da Audiência Pública nº 005/2015, que colheu contribuições técnicas para a futura concessão do trecho ferroviário entre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A publicação do relatório da Audiência Pública pode representar um passo mais próximo da publicação do edital para concessão do trecho, que integra a segunda etapa do PIL ("Programa de Investimentos em Logística"), retomando os projetos de concessão do Governo Federal.

A ferrovia é considerada estratégica para a economia do Brasil, permitindo o acesso direto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) ao Complexo Industrial do Porto do Açu, localizado no Rio de Janeiro e até o Complexo Logístico do Porto Central (no Espírito Santo).

O trecho terá extensão aproximada de 580 quilômetros e custos estimados de R$ 7,8 bilhões.

Os estudos solicitados objetivam reduzir os riscos de engenharia, o tempo de construção, os custos para desapropriação e os impactos ambientais. Para tanto, o trecho ferroviário não cruzará certas áreas urbanas no Rio de Janeiro (como Macaé e Rio Bonito) e no Espírito Santo (como Cachoeiro do Itapemirim). Com relação aos impactos ambientais, os estudos indicam que a ferrovia que será concedida não impactará as reservas biológicas de Poços das Antas e União.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.