O "Brasília em Pauta" é um boletim semanal preparado pela equipe de Contencioso de Brasília, contendo os principais casos a serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU), bem como importantes questões a serem votadas pela Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Em caso de interesse em algum assunto listado abaixo, favor enviar um e-mail para BR-SIG-Brasilia-Em-Pauta@mayerbrown.com

Equipe de Contencioso, Brasília


Clique nos links abaixo e leia o resumo com as principais pautas, separadas por áreas de interesse: 

Sessões de 22.02.2021 a 26.02.2021.

Administrativo

  • STJ: Análise acerca da sub-rogação do adquirente de imóvel em todos os direitos do proprietário original, inclusive quanto à eventual indenização devida pelo Estado, ainda que a alienação do bem tenha ocorrido após o apossamento administrativo.
  • TCU: Representação sobre possível irregularidade na continuidade dos processos de obtenção de recursos fundiários para a reforma agrária, mesmo com a existência de mais de 205 mil lotes vagos em projetos de reforma agrária existentes e 580 mil beneficiários com indícios de irregularidade.
  • Senado:  Projeto de Lei que estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e dá outras providências.
  • Senado:  Projeto de Lei que dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública; altera as Leis nº 7.116/1983, 13.460/2017, 12.682/2012, e 12.527/2011; e dá outras providências.

Anticorrupção e Compliance

  • TCU: Representação autuada para apurar a participação de empresa em supostas fraudes ocorridas nas licitações realizadas para implantação da Refinaria Abreu e Lima em Ipojuca/PE, também denominada de Refinaria do Nordeste Rnest. Análise da resposta da oitiva.
  • TCU:  Embargos de declaração opostos acórdão que considerou representação procedente e declarou a inidoneidade da embargante para participar de licitação na administração pública federal em razão de fraudes em licitações no âmbito da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).
  • TCU: Representação noticiando a ocorrência de possíveis irregularidades em pregão eletrônico destinado à contratação de serviços técnicos especializados de sustentação do Arranjo de Pagamentos Instantâneos (PI) e de sua infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC).
  • TCU:  Pedidos de reexame contra acórdão que aplicou multa a diversos responsáveis em razão de renegociação irregular de dívidas com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE).
  • TCU:  Pedido de reexame contra acórdão que declarou a inidoneidade para licitar da recorrente em razão de irregularidades em pregão para contratação de serviços de manutenção de instalações e equipamentos prediais.

Civil

  • Senado: Projeto de Lei Complementar que institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador; e altera as Leis nº 8.212/1991, 7.713/1988, 6.404/1976, 11.196/2005, e a Lei Complementar nº 123/2006.

Energia e Infraestrutura

  • STF: Constitucionalidade dos arts. 8º, IV, V e VI, 19, 22, caput, §§ 1º e 2º, 25, 27 e seu parágrafo único, e 29 da Lei nº 9.478/1997 (Lei do Petróleo), inclusive aqueles alterados pela Lei nº 11.097/2005 relativa à produção do biodiesel.
  • TCU: Relatório de auditoria referente às obras de ampliação/modernização do Centro de Pesquisas (Cenpes) e construção do Centro Integrado de Processamento de Dados (CIPD) e da Central de Utilidades, todos da Petrobras.
  • TCU:  Auditoria realizada com vistas a fiscalizar contrato para a confecção de projeto e execução do Programa BR Legal, no Estado do Paraná, em trechos das rodovias BR-163, BR-272, BR-277, BR 280, BR 467 e BR 469. Análise das razões de justificativa e respostas às oitivas.

Telecomunicações

  • STF: Constitucionalidade de dispositivos da Lei nº 9.472/1997, que dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações, a criação e o funcionamento do órgão regulador e outros aspectos institucionais, nos termos da EC nº 8/1995.
  • STF: Constitucionalidade de Lei do Estado do Rio de Janeiro que obriga as empresas prestadoras de telefonia fixa e móvel com atuação no Estado a constituírem cadastro especial de assinantes que manifestem oposição ao recebimento, por telefone, de ofertas de comercialização de produtos ou serviços, e prevê outras medidas para o chamado telemarketing.
  • TCU:  Representação, com pedido de medida cautelar, a respeito de possíveis indícios de irregularidades relacionadas à proposta do edital de licitação das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, tendo por objeto a realização do Leilão da Rede 5G.

Trabalhista

  • STF: Discussão acerca da imposição, pelo Tribunal Superior do Trabalho, da obrigatoriedade de negociação coletiva para a dispensa em massa de trabalhadores.

Tributário e Financeiro

  • STF: Constitucionalidade de dispositivo de Lei do Município de São Paulo, que impõe a empresas prestadoras de serviço nessa região e sediadas fora do respectivo território a obrigação de se cadastrarem na Secretaria de Finanças do Município de São Paulo, sob pena de o tomador do serviço efetuar a retenção do ISS.
  • STF:  Discussão acerca da possibilidade de os Estados-membros fazerem uso de sua competência legislativa plena, com base no art. 24, § 3º, da Constituição e no art. 34, § 3º, do ADCT, ante a omissão do legislador nacional em estabelecer as normas gerais pertinentes à competência para instituir o ITCMD, nas hipóteses previstas no art. 155, § 1º, III, a e b, da Constituição.
  • STF:  Discussão se a instituição do diferencial de alíquota de ICMS nas operações interestaduais envolvendo consumidores finais não contribuintes do imposto, conforme previsto no art. 155, § 2º, incisos VII e VIII, na redação dada pela EC nº 87/2015, exige, ou não, a edição de lei complementar disciplinando o tema.
  • TCU: Relatório de Auditoria Operacional realizada no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais com o objetivo de avaliar a eficiência do contencioso tributário administrativo e judicial.
  • TCU:  Relatório de auditoria com o objetivo de verificar a ocorrência de possíveis irregularidades, bem como avaliar a atuação da Suframa na detecção de fraudes fiscais decorrentes da simulação de vendas para empresas fantasmas ou montadas na região norte, com vistas à obtenção ilegal dos incentivos tributários da Zona Franca de Manaus, das Áreas de Livre Comércio (ALC) e da Amazônia Ocidental.
  • Senado:  Projeto de Decreto Legislativo que aprova os textos do Acordo entre a República Federativa do Brasil e a República de Singapura para Eliminar a Dupla Tributação em relação aos Tributos sobre a Renda e Prevenir a Evasão e a Elisão Fiscais e de seu Protocolo, assinados em Singapura, em 7 de maio de 2018.
  • Senado:  Projeto de Decreto Legislativo queaprova os textos da Convenção entre a República Federativa do Brasil e a Confederação Suíça para Eliminar a Dupla Tributação em relação aos Tributos sobre a Renda e Prevenir a Evasão e a Elisão Fiscais e de seu Protocolo, assinados em Brasília, em 3 de maio de 2018.
  • Senado:  Proposta de Emenda à Constituição que altera o texto permanente da Constituição e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, dispondo sobre medidas permanentes e emergenciais de controle do crescimento das despesas obrigatórias e de reequilíbrio fiscal no âmbito dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União, e dá outras providências.

Visit us at Tauil & Chequer

Founded in 2001, Tauil & Chequer Advogados is a full service law firm with approximately 90 lawyers and offices in Rio de Janeiro, São Paulo and Vitória. T&C represents local and international businesses on their domestic and cross-border activities and offers clients the full range of legal services including: corporate and M&A; debt and equity capital markets; banking and finance; employment and benefits; environmental; intellectual property; litigation and dispute resolution; restructuring, bankruptcy and insolvency; tax; and real estate. The firm has a particularly strong and longstanding presence in the energy, oil and gas and infrastructure industries as well as with pension and investment funds. In December 2009, T&C entered into an agreement to operate in association with Mayer Brown LLP and become "Tauil & Chequer Advogados in association with Mayer Brown LLP."

© Copyright 2020. Tauil & Chequer Advogados, a Brazilian law partnership with which Mayer Brown is associated. All rights reserved.

This article provides information and comments on legal issues and developments of interest. The foregoing is not a comprehensive treatment of the subject matter covered and is not intended to provide legal advice. Readers should seek specific legal advice before taking any action with respect to the matters discussed herein.