As empresas estão lidando com diversas novas regras e requerimentos de compliance em uma velocidade cada vez maior e precisam entender os custos

Garantir que seu negócio esteja em completo compliance em diferentes países não é fácil, mas é necessário para suas operações. Um empresário ou profissional legal que não tenha conhecimento pode, sem perceber, falhar em estar em compliance com regulações e autoridades locais. Isto pode levar a multas, inabilidade de continuar negócios em um país e até mesmo à perda de licenças.

Custos de compliance para empresas

O crescente número de obrigações de relatórios que as empresas devem entregar está afetando os custos de compliance, além de exigir que eles sejam identificados e monitorados em todas as entidades e jurisdições. De acordo com o relatório de Custos de Compliance da Thomson Reuters, 61% das empresas estão esperando um aumento em suas provisões totais destinadas ao compliance em 2018. Este número subiu dos 53% em 2017.

Entender e seguir estas novas obrigações pode ser cansativo, mas é necessário. Interpretar o que as autoridades locais querem e como elas esperam que isso seja entregue pode custar tempo, dinheiro e novas oportunidades de negócios à sua empresa.

Equívocos em relação ao compliance

O maior e mais perigoso equívoco em relação ao compliance é a impressão de que ele é simples. Muitas pessoas pensam que este processo consiste apenas em preencher alguns formulários todo ano. Mas isso está muito longe de ser verdade. Além de as leis de compliance serem diferentes em cada jurisdição, as regulações podem mudar rapidamente em algumas áreas.

Outro conceito errado é que tudo pode ser submetido em inglês. 85% dos países pesquisados em nosso Índice de Complexidade de Compliance solicitam que os formulários sejam preenchidos na língua local. Entender as nuances locais de compliance é imperativo para ser bem-sucedido nesta área em todas as jurisdições nas quais sua empresa opera.

Custos do não-compliance

Erros em termos de compliance podem ter custos financeiros à sua empresa e a responsabilidade pessoal é uma preocupação real para agentes de compliance que estejam assumindo riscos, uma vez que são responsáveis por estes requerimentos em suas empresas. Conduta e ética adequadas são grande parte do compliance, e os indivíduos são responsáveis por seguir as regras por suas empresas. Em 56% dos países pesquisados em nosso Índice de Complexidade de Compliance, o não-compliance é sujeito a multas de mais de 5000 dólares e até mesmo sentenças de prisão para representantes. 

O compliance é, muito frequentemente, limitado a apenas alguns departamentos, mas algumas regulações requerem informações de diversas áreas. Todos devem ser treinados para entender o que ele significa, como pode afetar seus papéis e como se encaixa no cenário como um todo. Não ter um time de experts pode ter custos prejudiciais ao seu negócio. 

Com riscos e penalidades tão altos, é importante traçar os custos de compliance e incluí-los em suas provisões, além de decidir entre realizar os procedimentos por conta própria ou com um parceiro de confiança. 

Outro custo do não-compliance é tempo. Alguns países permitem que negócios submetam arquivos online, mas em média, 44% dos países requerem que os formulários sejam submetidos pessoalmente. Desta forma, as empresas precisam do tempo de um expert para preparar os formulários na língua local e arquivar toda a documentação apropriada nos escritórios das autoridades locais.

Por último, frequentemente se esquece que o não-compliance pode custar oportunidades de negócios às empresas. O compliance é fundamental para que empresas participem em concorrências, obtenham licenças específicas, prestem serviços a outras empresas ou até mesmo para que sejam vendidas a outro grupo. Ainda assim, o caminho para trazer uma subsidiária em não-compliance de volta para o status correto pode ser povoado de surpresas desagradáveis, tais como diretores designados que saíram da empresa e nunca foram substituídos e demonstrativos financeiros que não tenham sido preenchidos por longos períodos. Alguns problemas podem demorar mais que o esperado para serem resolvidos, causando atraso em prazos importantes.

Fundamentos para programas de compliance

Empresas multinacionais que gerenciam muitas entidades em uma variedade de países podem ter dificuldades para estabelecer um programa único de compliance que garanta que todas as localidades estejam de acordo com as regulações locais, que estão em constante mudança.

Implementar um forte programa de compliance com um time que tenha conhecimento da área é fundamental para estabelecer funções em todas as jurisdições. As empresas precisam decidir o que terceirizar e quais processos devem ser gerenciados in-house. Há alguns custos escondidos que departamentos de compliance devem considerar:

  • Treinamentos – é importante garantir que seu estafe esteja constantemente atualizado com as regulações mais recentes; ou você pode optar por terceirizar suas funções de compliance para um parceiro global que invista em seus profissionais;
  • Tecnologia – quais sistemas você usa, onde são e quanto são integrados?
  • Taxas de provedores de serviços – trabalhar com múltiplos provedores e escritórios legais pode resultar em muitas notas pagas por diferentes indivíduos e, às vezes, até mesmo diferentes departamentos. Os custos podem ser muito altos quando todas as notas são calculadas.

O compliance está se tornando muito importante para negócios em todo o mundo, e ter o conhecimento local necessário é fundamental para ter sucesso, assim como estar preparado e informado. A dificuldade de adesão a regulações para empresas foi avaliada em 84 países e os resultados foram compilados no Índice de Complexidade de Compliance. O relatório inclui áreas relacionadas ao gerenciamento das entidades locais, assim como o compliance regulatório, tais como a facilidade de estabelecer uma empresa, a informação que firmas devem reportar a autoridades locais e a dificuldade relativa de estar em compliance com a legislação nacional local.

Podemos ajudar

A TMF Group está ajudando empresas a entrarem e permanecerem em compliance com requerimentos locais e globais em mais de 80 jurisdições em todo o mundo. Nossos profissionais experientes na área de corporate secretarial, advogados e paralegais estão localizados em todo o mundo e têm um grande conhecimento local para ajudar sua empresa a aderir a regulações em cada país. A TMF Group é um negócio independente e pode padronizar processos e relatórios para as atividades de compliance de suas entidades, enquanto provê a você suporte e expertise locais. 

Faça o download do Índice de Complexidade de Compliance 2018.

Perguntas? Entre em contato conosco.

The content of this article is intended to provide a general guide to the subject matter. Specialist advice should be sought about your specific circumstances.